O mundo vive um momento delicado e importante, com a maioria dos países buscando meios para combater a epidemia do Coronavírus. A Organização Mundial da Saúde orienta que uma das principais forma de frear o avanço da doença é através de isolamento social (quarentena), recomendando que as pessoas fiquem em suas casas. Esse já é o caso da maioria das cidades do Brasil, e com isso acabam surgindo muitas dúvidas e perguntas. Para alguns, ainda é possível trabalhar em home office (quando a pessoa consegue fazer seu trabalho em casa). Para outros, o desafio é mesmo criar novas rotinas dentro do ambiente doméstico. Será como for, é importante que fique ligado. Estar em casa pode trazer novos riscos além da infecção pela doença. Isso porque a gente acaba se descuidando de algumas coisas importantes para a nossa saúde, como a alimentação. Listamos a seguir 5 dicas para você se manter saudável e ativo durante esse período de confinamento.
Cuidado com a alimentaçãoQuem está acostumado a comer fora de casa, em self service ou no trabalho, agora pode estar com dificuldades para fazer comida todo dia. Acabamos comendo muita besteira, fritura, pedindo pizza, etc. Perdemos os horários certos e corremos o risco de ficar comendo toda hora. Por isso, respeite os horários das refeições e lembre-se de incluir frutas e verduras na dieta da família, além de beber muita água. Tire aquela receita saudável do caderno ou procure opções mais leves na internet.
Cuidado com o ambiente de trabalhoSe você está trabalhando em casa, arrume um local só para trabalhar, sem distrações. Na de ficar no sofá! Observe se a iluminação está boa, se o ambiente está arejado e também como está sua postura diante da mesa ou do computador. Peça ajuda dos familiares para que evitem conversar demais com você, para que você possa se concentrar nas tarefas.
Mantenha o corpo em movimentoFicar o dia todo em casa pode levar ao sedentarismo, agravando problemas de saúde. Mas é importante ter em vista que você não precisa de muito espaço nem de uma academia toda equipada para se manter ativo. Exercícios como abdominais, flexões, polichinelos e muitos outros podem ser feitos em qualquer lugar. Muitas academias estão fazendo lives (transmissões ao vivo pela internet), e no youtube também tem muito vídeos com treinos para todos os gostos. Respeite seus limites e bora suar!
Cuidando da menteE se manter o corpo saudável e ativo é importante, o mesmo vale para a mente. Aqui, o exercício físico também ajuda. Mas você pode aproveitar para descobrir técnicas de meditação e respiração (novamente, a internet está cheia de oportunidades para aprender sem nenhum custo. Você ainda pode começar um livro novo que tenha uma mensagem de otimismo, ou assistir um filme inspirador.
Evite o excesso de informaçãoNesse momento a maioria das pessoas está com muito tempo livre, e ainda por cima inseguras com a situação de instabilidade. É natural ficarmos ansiosos, e buscarmos diversas informações sobre o que está acontecendo. Os grupos de conversas dos aplicativos ficam cheios, e só se fala nesse assunto. É importante que você tente se desligar um pouco. Ficar conectado o tempo todo só vai trazer mais ansiedade. Chame a família para um jogo divertido e relaxe.