Os anos vão passando, e aquela casinha que parecia perfeita para as suas necessidades começa a ficar pequena. Pode ser que a família tenha crescido, com a chegada dos filhos ou de outros familiares. Em alguns casos é você que precisa de mais espaço para as suas coisas, para montar uma oficina ou escritório. Seja como for, fazer ampliações é uma das maiores vantagens de morar em uma casa. Porém, antes de botar a mão na massa,você precisa tomar alguns cuidados para não ter nenhum contratempo, e acabar com mais problemas do que antes.
Uma das primeiras preocupações antes de construir é conhecer quais as regras da prefeitura para ocupação dos terrenos. A legislação pode determinar padrões a serem seguidos, como recuos da rua e percentuais máximos de ocupação do terreno. Alguns locais, por exemplo, possuem altura máxima para as edificações. Na dúvida, procure o auxílio de um arquiteto ou engenheiro de confiança. É um investimento que vale muito a pena, e vai te ajudar também no passo seguinte: o planejamento.
É muito comum vermos construções que vão crescendo sem nenhuma espécie de planejamento prévio. São os famosos “puxadinhos”, presentes no Brasil inteiro. Não faça isso! Primeiro, é uma questão de segurança. Ao adicionar novos cômodos à casa você precisa garantir que ela possui estrutura para suportar tais acréscimos. Será necessário revisar as instalações elétricas e hidráulicas, além de avaliar a capacidade da base para o peso adicional. São frequentes as notícias de desastres causados por construções irregulares. Adicionar um novo pavimento sem consultar um profissional no assunto, então, nem pensar!
Outra razão para não ir simplesmente construindo é a valorização do seu imóvel. Ampliar a casa pode ser uma ótima forma de ganhar em valor percebido em uma possível venda. Mas não se ela for feita de qualquer maneira. É necessário seguir o mesmo padrão estético e arquitetônico, futuros compradores estarão de olho em qualquer improviso! Tenha em mãos a planta original da casa, e junto com seu arquiteto planeje bem todos os detalhes. Como se dará a circulação de pessoas dentro da casa reformada? Quem e como serão ocupados os novos cômodos? Haverá iluminação natural adequada? E a ventilação? Como serão escoadas as águas das chuvas?
Essas e outras perguntas podem surgir, por isso pense em todos os detalhes com bastante cuidado. Você tem em suas mãos total controle sobre a sua obra, mas isso também gera novas responsabilidades. Antes mesmo de buscar ajuda profissional você pode fazer seus rascunhos e discutir com a família. É um ótimo momento para compartilhar diferentes pontos de vista. Muitas famílias passam a vida toda investindo em seu imóvel. Ao reformar, considere também as obras que podem ser necessárias no futuro, nunca se sabe! Tomados todos os cuidados, aproveite bem a sensação de cuidar e planejar o que é seu. Sua casa é seu porto seguro, e se dedicar a ela é algo muito especial.