O mundo enfrenta uma epidemia sem precedentes, que tem forçado muitos países a fecharem fronteiras e obrigado diversos serviços a serem paralisados. Nesse momento é natural surgirem muitas dúvidas e inseguranças, por isso a Universal reuniu as informações mais importantes para você se prevenir e também cuidar da sua família.
Na verdade coronavírus é uma grande família viral, que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Eles possuem esse nome porque parecem uma coroa quando observados no microscópio. Já o vírus que tem causado tantos problemas em todo o mundo foi batizado de COVID-19, um tipo novo, cujo nome vem de Coronavirus Virus Disease 2019 (Doença Coronavírus de 2019).
A transmissão do COVID-19 se dá através do contato com secreções provenientes do aparelho respiratório de alguém que esteja contaminado. Por exemplo, gotículas que saem no espirro, na tosse e na respiração. O contágio também pode ser indireto, ao encostar em superfícies infectadas e em seguida tocar seus olhos, nariz ou boca.
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Os principais são febre, tosse e dificuldade para respirar. O Ministério da Saúde recomenda ficar em casa por 14 dias caso apresente sintomas de gripe comum, para não sobrecarregar as unidades de atendimento. Em sua maioria, os casos são apenas gripe mesmo. Só procure um hospital caso tenha dificuldade de respirar. Baixe o aplicativo Coronavirus SUS para uma orientação completa sobre o assunto.
A recomendação é de usar apenas se você já estiver apresentando sintomas, para evitar a contaminação de outras pessoas. Além de ser um recurso finito, ela não te protege de pegar vírus que já estejam no ambiente. Modelos especiais conhecidas como N95 são utilizadas para quem tem contato com pessoas com infecções confirmadas e são capazes de filtrar o ar. Porém, ainda assim são recomendadas apenas para profissionais de saúde, e seu uso é acompanhado por outros cuidados de prevenção.
Não! Compre apenas o que for precisar dentro do seu ciclo normal de consumo. Os supermercados e farmácias estão bem abastecidos e todos os fornecedores essenciais continuam operando normalmente. Fazer compras em excesso pode prejudicar quem não tem acesso a compras em quantidade e está com mobilidade reduzida, além de induzir ao pânico. Caso você esteja em um grupo de risco da doença, como idosos, verifique a possibilidade de alguém fazer isso por você.
Não. Tenha em vista que ninguém é imune à doença. Existem muitos casos de óbitos de crianças e jovens. Além disso, todo mundo tem a missão de evitar a propagação da doença. Mesmo que você não apresente nenhum sintoma, ainda sim pode ter o vírus e acabar contaminando pessoas mais vulneráveis. Durante esse período, evite visitar parentes e amigos ou qualquer atividade externa não essencial.