Chega uma hora que a gente sente necessidade de ter um lugar só nosso. Pode ser que você esteja querendo sair da casa dos pais, ou a família tenha aumentado e você precise de um lugar maior, ou até mesmo que a ideia seja sair do aluguel. Aí sempre bate aquela dúvida: procuro uma casa ou apartamento? Atualmente, com a verticalização cada vez maior das cidades, muita gente nunca experimentou como é gostoso morar em uma casa, por isso hoje vamos contar algumas das melhores vantagem de morar em casa!
Talvez uma das maiores reclamações de quem mora em apartamento é a falta de privacidade. Com tantas unidades juntas, compartilhando paredes, áreas de lazer e corredores, é inevitável ver e escutar o que você não gostaria. Pior, tudo o que você faz em casa precisa estar atento aos olhos e ouvidos alheios. Pode ter alguém olhando para sua janela, sabendo até o que você tem dentro de casa. Em uma casa, todos esses problemas são evitados, pois você mora em um terreno só seu.
Você já parou para ler alguma convenção de condomínio? São documentos enormes, cheios de regras para determinar o que os moradores podem ou não fazer, como os espaços devem ser utilizados, quais as punições aos infratores, entre outros detalhes. Isso é fundamental, afinal, como conciliar os hábitos e as vontades de centenas de pessoas? A desvantagem é que você acaba tendo menos liberdade para não atrapalhar ninguém. Quando você mora em sua própria casa, quem manda é você. Não tem problema fazer barulho, não precisa reservar a churrasqueira, você pode ter quantos animais quiser, entre muitas outras comodidades.
3. Do tamanho da sua vontade Certamente você já deve ter ouvido alguém chamar seu apartamento carinhosamente de “apertamento”. É assim mesmo que muitos deles parecem. As construtoras fazem unidades cada vez menores para aumentar a quantidade de unidades e lucrar mais. Mas o problema não para por aí. Morando em um prédio condominial, você dificilmente poderá fazer qualquer alteração na estrutura física do imóvel, muito menos aumentar caso seja necessário. Escolhendo construir sua própria casa, não existe esse problema. Vocë começa fazendo o que precisa, do jeito que precisa, e pode mudar e aumentar quando quiser. Muito bom né?Morando em um condomínio um grande vilão do seu orçamento será a taxa condominial. Todas as despesas de manutenção são rateadas entre todas as unidades, incluindo funcionários, custos com a administradora, entre muitos outros. Seu condomínio pode ter diversos itens que oneram o orçamento e não necessariamente beneficiam você. As decisões são tomadas pela vontade da maioria, que podem não ser do seu interesse. Outro problema é a fiscalização e controle dos gastos. Na teoria, o conselho de administração deve garantir que tudo esteja de acordo. Na prática, porém, a coisa muda de figura e você estará nas mãos de pessoas que não conhece.
Se você tem carro, certamente que gostaria de guardá-lo em um local seguro, abrigado e fácil de estacionar. Aí surge um problema. Garagem é um motivo de conflito em muitos condomínios. Alguns deles sequer tem. Outros, têm pátios enormes com vagas descobertas e delimitadas. A sua pode não ser tão conveniente como a do vizinho, ter uma pilastra incomodando ou até ser mais longe do seu apartamento. Podem surgir arranhões misteriosos ou colisões sem que ninguém apareça para se responsabilizar. Quanto mais moradores, maior o risco. E é claro que você também não pode simplesmente ter outro carro sem antes verificar se haverá lugar para ele. Prefiro morar em casa, e agora? Com tantas vantagens, muita gente acaba optando por construir sua própria casa. Para isso, o primeiro passo é escolher e comprar seu lote. E para isso, não deixe de falar com a Imobiliária Universal, a especialista em lotes no Espírito Santo! São 45 anos realizando o sonho de muita gente. Que tal realizar o seu também?