Home Office é um termo comum há algum tempo, mas a maior parte das pessoas não tinha esse hábito antes da pandemia. Essa pode ser uma experiência transformadora, tanto para o bem quanto para o mal.
A estrutura física da casa, a tecnologia disponível, o bom-senso de quem mora com você… tudo isso é fator preponderante para que você consiga realizar o seu trabalho sem deixar cair a produtividade.
Pensando em ajudar você que está enfrentando essa mudança de rotina, selecionamos algumas dicas essenciais para que tudo flua da melhor maneira possível.
1 - Encontre seu localPara e pense em que lugar da sua casa você estará em paz. Escolha um cômodo fechado e que não esteja em um ponto movimentado. Não é possível? Tudo bem, então busque pelo menos delimitar um espaço que seja só seu. Explique para quem mora com você, inclusive para as crianças, a importância de que todos respeitem seu tempo e espaço de trabalho.
2 - Assuma a melhor posturaSeu corpo precisa ficar próximo da mesa.
Se for trabalhar em um laptop, é adequado usar livros como apoio, para que o aparelho fique na altura do olhar.
Deixe o antebraço a 90º, sendo a maior parte (dois terços) apoiada na mesa.
Seu quadril tem de ficar mais alto do que os joelhos.
Deixe espaço entre a parte de trás do joelho e a cadeira, para não prejudicar a circulação o joelho deve estar em um ângulo de 90º em relação ao assento da cadeira.
Mantenha os pés no chão. Se não conseguir, use um apoio.
Mantenha o mouse próximo do teclado e mova o antebraço, não o pulso. Se você tem ombros mais largos, use um teclado maior.
Quando se está longe da equipe, é ainda mais importante saber como se expressar. Ao enviar mensagens escritas, procure: revisar o conteúdo antes de enviá-lo; ler o texto em voz alta, para imaginar como ele será recebido; nunca usar caixa alta; utilizar videochamada para tratar de assuntos que podem ser mal interpretados.
4 - Tenha bom senso nas videochamadasPara ter mais motivação, o ideal é que você se desligue do trabalho e fique somente na alimentação. Além de fazer bem pra sua mente, ainda evita que você ganhe uns quilinhos a mais.